Search
CRISTINARIGHETI (1)

Ainda é preciso aprender cirurgia aberta ou o residente pode iniciar direto na endovascular?

Estávamos no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na quarta passada, quando vc me fez essa pergunta. Este é o dia no qual sou responsável pelo mapa cirúrgico Endovascular. Achei muito interessante, pois havíamos programado duas cirurgias híbridas, nas quais a associação da cirurgia convencional à Endovascular se fez imprescindível.

Começamos com uma endarterectomia de femoral comum em paciente com oclusão total desta artéria, a ser complementada com a revascularização  Endovascular da oclusão total do eixo ilíaco e da femoral superficial ipsilaterais. Realizamos endarterectomia da femoral comum com profundoplastia, kissing stent de ilíacas e angioplastia femoropoplitea. Durante esta mesma cirurgia, fomos requisitados na sala cirurgia ao lado para reparar uma secção completa inadvertida da carótida comum por outra clínica cirúrgica. Este reparo exigiu a uso da técnica cirúrgica convencional, com dissecção, preparo dos coros e anastomose terminoterminal. E logo após outra cirurgia Endovascular, finalizamos o mapa com um Glomus Carotídeo, que foi pré embolizado (técnica Endovascular) e ressecado pela técnica convencional.

Portanto, minha resposta é SIM! O residente precisa aprender  a técnica cirúrgica convencional, assim como DEVE começar o treinamento Endovascular no primeiro dia de sua formação.

Hoje a cirurgia Endovascular é uma realidade, mas a cirurgia convencional, com suas indicações e técnicas, é primordial na formação do cirurgião vascular.

Cristina Righetti Pinto

Diretora Endocurso – RJ
Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Sócia Titular da SBACV
Especialista em Cirurgia Vascular e Área de atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
2a Vice Diretora de Patrimônio da SBACV RJ

Compartilhe

Uma resposta

  1. 100% de acordo. O residente deve vir já com formação básica de Cir Geral, ter durante sua formação vir vascular ter obrigatoriamente a vir convencional e junto a Endovascular Ainda não possuímos em todo país total condição para tudo ser Endovascular. Eu mesmo para evoluir fiz 1 ano presencial o curso Sta Casa SP e o curso seu e do Lacativa on line. Sei as indicações , procedimentos mas não possuo habilidade para a endovascular( cateteres, fios guias,etc etc) Participo na equipe deixo para os mais experientes o procedimento específico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ARTIGOS RELACIONADOS